domingo, 28 de junho de 2009

LÍVIA MARIA CABRAL NO 7º FUP



A Prof.ª Lívia Maria Cabral, com sua participação no Fórum da Pearson, buscou novas informações relacionadas à Pedagogia e à Andragogia (ensino voltado a adultos).

MÔNICA CABRAL NO 7º FUP




A Prof.ª Mônica Cabral, coordenadora do GELP, participou do evento promovido pela Pearson Education, a fim de ampliar sua formação na área de inovações tecnológicas para a educação da geração multimídia.

GELP NO 7º FUP

Mais uma vez o GELP se fez presente em um evento de sucesso. As professoras Mônica Cabral e Lívia Maria Cabral participaram, no dia 4 de junho, do 7º FUP (Fórum Universitário Pearson), cujo tema norteador foi “A inovação no ensino superior”. No evento, elas assistiram a quatro palestras. A primeira contou com a participação das professoras Laura Coutinho (UFRJ), Edméa Santos (UERJ) e Gilda Helena (PUC) e do Prof. Fredric Litto como mediador. A temática se circunscreveu ao uso das novas tecnologias a favor do educador, com a apresentação de trabalhos realizados com o objetivo de favorecer as condições de aprendizagem. Na segunda, os professores Fábio Câmara e Gregorio Bittar trataram das tecnologias que educam, mostrando como ensinar e aprender com tecnologias de informação e comunicação. A terceira teve a Prof.ª Teresa Jordão como palestrante, que abordou sobre os desafios da comunicação dos conteúdos na educação on-line para o ensino superior. E, para encerrar o evento, o Prof. Luciano Batista apresentou o modelo educacional da Open University – universidade britânica, pioneira em educação a distância, com mais de 40.000 alunos matriculados, parceira de multinacionais e internacionais como a BBC (rede de programas televisivos) – demonstrando como é possível se obter um ensino superior a distância com qualidade.
O conhecimento adquirido no evento reforça a proposta do GELP de que se faz necessário educar bem, pensando nas condições da aprendizagem, seja por meio do olho no olho da sala de aula ou pela tela de um computador.

segunda-feira, 8 de junho de 2009

COMO FOI O MÊS DE MAIO

O GELP teve, no mês de maio, uma atividade constante de aprendizagem nas várias áreas da língua portuguesa. Para que você fique informado sobre o que nossos alunos aprenderam, em seus estudos individuais ou em grupo, divulgamos os conteúdos trabalhados. Assim, você pode ter um ideia clara do apoio que o GELP pode lhe oferecer para ampliar sua competência comunicativa, seja falada ou escrita. É possível montar um grupo ou garantir o estudo individual, a fim de tornar fácil o que, no momento, você considera difícil. Veja abaixo o que o GELP ofereceu:

ESTUDOS INDIVIDUAIS
· Como ensinar produção textual
· A reforma ortográfica
· O emprego da vírgula
· A crase
· O uso do pronome relativo “que”
· Critérios de correção textual: aspectos formais e estruturais
· Mecanismos de coesão textual
· Os três momentos da redação
· A estrutura do parágrafo
· Como desenvolver as ideias e colocá-las no papel
· A síntese: fichamento, resumo e resenha

ESTUDOS EM GRUPO
· Critérios de classificação das palavras
· As classes gramaticais, segundo a N.G.B.
· Aprendizagem: como organizá-la; como desenvolver a habilidade da leitura; como fazer anotações de estudo
. Mecanismos de coesão textual: empregos de pronomes