quarta-feira, 6 de maio de 2009

ATUALIZAR É PRECISO. TEMER NÃO É PRECISO.

O século XXI trouxe-nos um grande desafio: a atualização e melhora constantes de nossas competências para que nos mantenhamos competitivos no mercado de trabalho. Daí, a necessidade de treinamentos, desenvolvimento profissional e responsabilidade com a aprendizagem.
Quando pensamos em aprendizagem, grosso modo a relacionamos com as competências técnicas – fundamentais para obtermos um melhor desempenho no ambiente profissional. Boa parte de nossos empregadores, porém, considera algumas competências funcionais e capacitadoras até mais importantes que aquelas. Por isso habilidades intelectuais e qualidades pessoais bem desenvolvidas possibilitam que profissionais consigam destaque no mercado de trabalho, altamente competitivo.
Sendo assim, é preciso uma atenção especial de nossa parte para o conjunto de habilidades que nos permitam tal capacitação. Em primeiro lugar, estão as qualidades pessoais, representadas pela integridade e a honestidade, pelo senso de responsabilidade, pela autoestima e pela sociabilidade. Em segundo, as habilidades básicas, relacionadas ao saber ler bem, escrever corretamente, ouvir compreensivamente e se comunicar de modo eficaz. Em terceiro, possuir as habilidades de pensamento, correspondentes ao pensamento crítico, ao conhecimento diferenciado de analisar, sintetizar e avaliar a complexidade da situação em que estamos envolvidos.
A proposta do GELP é justamente a de criar condições para que essas competências linguísticas que acompanham um profissional de sucesso possam ser desenvolvidas, por meio de uma aprendizagem vivencial, contextualizada e motivadora. Com as habilidades básicas e as de pensamento bem aprimoradas, com certeza as qualidades pessoais estarão mais perceptíveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário