terça-feira, 25 de maio de 2010

HÁ DÚVIDAS?

Determinados verbos em língua portuguesa apresentam particularidades que exigem uma atenção maior de nossa parte. O verbo haver é um deles. Entre as muitas de suas significações, podemos encontrá-lo como sinônimo de “existir” ou “ocorrer”. Por isso, quando ouvimos alguém dizer “Há um desvio na pista para que a obra possa ser finalizada.” ou “Houve um engarrafamento na pista de acesso à Região dos Lagos”, o haver pode ser substituído, perfeitamente, por aquelas formas verbais: “Existe um desvio...” ou “Ocorreu um engarrafamento...”.
A particularidade a que me refiro se encontra especificamente nesse significado. No sentido de “existir” ou “ocorrer”, ele deve ficar sempre na 3ª pessoa do singular (na forma referente ao “ele”). Isso acontece por ser um verbo impessoal, ou seja, não tem sujeito, não se refere a nenhum ser (pessoa, animal, objeto ou acontecimento). Logo não precisa concordar com nenhum termo existente na frase.
Uma forma de percebermos isso mais claramente é compará-lo com seus próprios sinônimos “existir” e “ocorrer”, que são verbos pessoais, isto é, devem concordar com seu sujeito. Assim, se o termo a que se refere a ação estiver no singular, esses verbos ficam no singular: “Existe uma pessoa lá fora, querendo falar com você.”; “Ocorreu um acidente grave naquela estrada.”. Caso esse termo esteja no plural, os verbos vão para o plural também: “Existem várias pessoas lá fora, querendo falar com você.”; “Ocorreram muitos acidentes graves naquela estrada.”. Com o verbo haver, isso não se dá. Independentemente do termo que apareça na frase, ele fica somente na forma do singular: “Há uma pessoa lá fora,...”; “Há várias pessoas lá fora,...”; “Houve um acidente grave...”; “Houve muitos acidentes graves...”.
Esse uso – sempre no singular – vale para todos os tempos verbais (presente, passado e futuro). Sendo assim, não é correto empregá-lo na forma do plural no passado ou no futuro, como se vê por aí: “Haviam muitas pessoas no show.” ou “Houveram várias manifestações de desagrado durante a reunião.” ou “Haverão vários feriados neste segundo semestre.”. Como diz aquele famoso árbitro e comentarista esportivo, a regra é clara, e a repetimos: o verbo haver com sentido de “existir” ou “ocorrer” fica sempre no singular. Portanto a estrutura adequada é: “Havia muitas pessoas...”, “Houve várias manifestações...” e “Haverá vários feriados...”.
Espero que não haja mais dúvidas a esse respeito.

(Coluna “No quintal das palavras”. Artigo publicado no Lagos Jornal, Ano V, Região dos Lagos, sábado, 05-9-2009, p.4)

Nenhum comentário:

Postar um comentário