quinta-feira, 1 de abril de 2010

“GRAMA”: MASCULINO OU FEMININO?



Os nomes podem aparecer no masculino ou no feminino. Uma das formas de termos certeza disso é usarmos o artigo antes deles. “Mesa” é um substantivo feminino, porque só admite o artigo feminino antes dele (“a mesa”); já “telhado” é masculino, pois só o artigo masculino pode antecedê-lo (“o telhado”). Essa regra funciona bem para a identificação do gênero da palavra.
Na nossa língua, existe um caso bem interessante em que o uso do gênero masculino ou feminino provoca uma mudança de significado da palavra. Quando dizemos “A minha cabeça está doendo.”, temos “cabeça” como um nome feminino, significando “parte do corpo”. Na frase “Ele é o cabeça do grupo”, a presença do artigo masculino “o” antes do nome muda seu sentido para “líder”. Isso também ocorre com a palavra “cobra”. Em “A cobra foi encontrada dentro da casa.”, estamos nos referindo ao “animal ofídio”, mas, em “Ele é o cobra da turma.”, o substantivo diz respeito a um “especialista em determinada atividade”.
Uma palavra muito usada no nosso dia a dia é “grama”. Podemos empregá-la para nos referir à “relva” encontrada nos quintais de muitas casas ou à unidade de peso atestada pelas balanças espalhadas pelo comércio e também residências. Acontece que essa palavra tem sentido determinado pelo artigo que a antecede. Para o primeiro caso, temos “a grama”, como em “A grama precisa ser aparada.”; para o segundo, “o grama”, como em “Quanto está o grama do ouro?”. Isso se deve ao fato de, na realidade, constituírem palavras distintas, uma vez que têm origens diferentes: o nome feminino vem do latim “gramen”, já o nome masculino deriva do grego “grámma”.
Geralmente, o falante não apresenta dúvidas com o uso de “grama” no feminino. O problema está no uso do masculino. É muito comum ouvirmos, numa compra no supermercado, por exemplo, a pergunta: “Quantas gramas de presunto você quer?” E, em seguida, a resposta: “Quero duzentas gramas de presunto, por favor!”. Entretanto, nesse diálogo, o correto seria dizer “Quantos gramas de presunto você quer?” e “Quero duzentos gramas de presunto, por favor.”. Assim como a palavra “quilo”, “grama”, como unidade de peso, deve ser empregado com o artigo ou o numeral no masculino: “o quilo/o grama”, “dois quilos/dois gramas”.
Sendo assim, nesse caso específico, é preciso saber exatamente do que está se falando para usar o determinante (artigo ou numeral) adequado. Ainda que boa parte das pessoas desconsidere essa diferença nas situações cotidianas, precisamos valorizar a qualidade da comunicação, fazendo acertadamente as combinações entre os vocábulos de uma frase. Se o sentido da palavra muda de acordo com essa construção, é óbvio que o conteúdo da mensagem também se altera, o que, por vezes, traz prejuízos à clareza da informação.
(Coluna “No quintal das palavras”. Artigo publicado no Lagos Jornal, Ano V,Cabo Frio, quinta-feira, 2009, p.4)

Nenhum comentário:

Postar um comentário