sábado, 27 de março de 2010

ONDE OU AONDE?

Uma dúvida muito frequente diz respeito ao emprego correto de “onde” e “aonde” na frase. É muito comum ouvirmos: “Onde você mora?” ou “Aonde você mora?”. Afinal, qual a forma adequada?
A primeira informação que devemos ter é que “onde” sempre está relacionado à noção de “lugar”. Sendo assim, a intenção do falante, ou o contexto da frase, deve expressar essa ideia de local em que se realiza algo. Se não houver tal situação comunicativa, essa palavra não deve ser empregada.
A fim de que possamos saber quando usar um ou outro, devemos atentar para o tipo de verbo a que está relacionado. Se o verbo exige uma circunstância de lugar iniciada com a preposição “em”, há de se fazer o uso de “onde”. Por exemplo, o verbo “morar”. Alguém mora EM algum lugar. Logo fazemos a seguinte construção: “Onde você mora?”. O mesmo acontece com o verbo “estar” acompanhado dessa circunstância. Alguém está EM algum lugar. Daí a frase: “Onde você está?”.
Quando, porém, o verbo exige que a circunstância venha iniciada pela preposição “a”, a construção é feita com “aonde”. Isso ocorre, por exemplo, com o verbo “ir”. Alguém vai A algum lugar. Portanto a pergunta deve ser: “Aonde você vai?”. Tal uso também se dá com o verbo “chegar”. Alguém chega A algum lugar. Sendo assim, a interrogação é: “Aonde você chegou?”.
Outra informação importante a respeito do “onde” é que, sendo palavra indicativa de “lugar”, só pode substituir um termo que apresente também essa ideia. Hoje em dia, entretanto, é comum o uso generalizado de “onde”, ou seja, independentemente de seu antecedente indicar “lugar”, constrói-se a frase com ele. Como podemos verificar isso? É preciso se certificar sobre a natureza da palavra anterior a ele. Na frase “Ele vive numa cidade onde as pessoas se cumprimentam nas ruas.”, o “onde” tem como antecedente a palavra “cidade”, a qual tem a ideia de “lugar”. Nesse caso, o seu uso está perfeito. Agora, na sentença “A situação onde ele se encontra é muito complicada.”, é possível observar que o “onde” vem antecedido da palavra “situação”. O questionamento é o seguinte: “situação” expressa a noção de “lugar”? A resposta é não! Logo o emprego do “onde” está inadequado. Nesse caso, ele deve ser substituído por “em que” ou “na qual”. Outro exemplo: “Ele me contou sobre o acidente onde o motociclista quebrou a clavícula.” Voltamos ao raciocínio anterior: “acidente” indica “lugar”? Não, é um fato, um acontecimento! Por isso o “onde” não pode ser empregado; é preciso substituí-lo por “em que” ou “no qual”.
Em resumo: o “onde” e o “aonde” não podem ser utilizados de modo aleatório. Há de se analisar o contexto frasal em que se encontra e, só depois disso, escolher a forma adequada. Como são palavras específicas para expressar a ideia de “lugar”, é necessário atentar para tal condição antes de empregá-las como substitutas de um termo anterior.

(Coluna “No quintal das palavras”. Artigo publicado no Lagos Jornal, Ano V, nº 484, Cabo Frio, sábado, 8-8-2009, p.4)

Nenhum comentário:

Postar um comentário